Avaliação: Quanto vale o seu negócio
A abertura de uma empresa permite que os empreendedores recebam três ganhos: o pró labore (para o sócio que trabalha), a distribuição de lucros e o valor do negócio. Este último geralmente é o maior deles e representa o verdadeiro ativo do proprietário e que se valoriza ou se desvaloriza ao longo do tempo.
Determinar o valor de mercado das quotas ou dos ativos da empresa não é simples. Existem em torno de oitenta metodologias aceitas para isso. Tudo vai depender da qualidade das informações, do segmento e do porte da empresa.
A experiência mostra que a maioria dos empresários não conhece o valor real de seu negócio. A razão disso geralmente está na falta de percepção dos ativos intangíveis e na falta de conhecimento técnico para determinar o valor. Muitos não sabem que existem profissionais habilitados e especialistas no tema. E é uma pena, pois saber o valor da sua empresa, mesmo que não se tenha intenção de vendê-la, vai ajudar na definição da estratégia de médio e de longo prazos para valorização do patrimônio dos sócios.
O momento econômico atual exige isso: pode aparecer uma oferta de compra do todo ou de parte da sociedade, bem como algum dos sócios pode querer negociar a sua saída. Deve-se estar preparado.