Português Soon! Pronto!

Qual a melhor opção: abrir a própria empresa, comprar uma já existente ou ser franquia?

Na hora de se tornar empreendedor, há muitas incógnitas e dúvidas que pairam sobre os profissionais. Abrir o próprio negócio, comprar uma empresa já existente, ou, ainda, optar pelo franchising. Essas são apenas algumas das modalidades que os empreendedores possuem à disposição.

Batista Gigliotti, que acumula quase 30 anos de experiência na área empreendedora, é presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e franquias, e master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil, líder mundial em intermediação de compra e venda de empresas no mundo, compara as vantagens e desvantagens das três modalidades mencionadas acima:

Abrir o próprio negócio

Vantagens: esta opção permite ao empreendedor elaborar ‘algo novo’. Com bastante estudo, é possível ‘acertar em cheio’ no negócio e criar uma nova necessidade na sociedade (futuros clientes). Seja em serviços ou varejo, a inovação é fundamental.

Desafios: iniciar um negócio do zero requer cautela, planejamento e muita análise. Conhecer a fundo o mercado que irá investir não é o suficiente e pode frustrar eventuais planos. Outro fator negativo é a falta de conhecimento da área empreendedora, caso o profissional nunca tenha trabalhado na área antes. O investimento acaba sendo maior por ter que criar todas as áreas de uma empresa e ainda torná-la conhecida no mercado.

Comprar uma empresa já existente

Vantagens: adquirir uma empresa em andamento, de certa forma, facilita a vida do empreendedor. Ter uma carteira de clientes formada, ponto comercial testado e aprovado atenua eventuais riscos. Ao contrário do que muitos imaginam, há muitas oportunidades neste segmento.

Desafios: se a consultoria responsável pela intermediação do negócio não tiver metodologias adequadas, que conheçam os pontos que precisam ser avaliados e seus devidos valores, a negociação pode ser benéfica apenas para um dos lados.

Investir em uma franquia:

Vantagens: o know-how do franqueador auxilia o futuro empreendedor, que terá o suporte necessário para fazer toda a operação de sua loja. Além disso, pertencer a uma marca reconhecida no mercado pode ser considerado muito positivo para quem está iniciando a carreira.

Desafios: a difícil localização de um ponto comercial estratégico pode prejudicar os planos do empreendedor. Quando falamos em franchising esta questão é ainda mais perceptível porque a territorialidade é determinada de acordo com os planos da franqueadora. E, como não poderia ser diferente, os melhores locais já estão locados e em operação.

 

Batista Gigliotti é presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios. Coordenador de franquias do Núcleo de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CENN), Gigliotti é mestre em administração e também professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Anhembi-BSP, Senac, Belas Artes e BI International – www.fransystems.com.br

Desenvolvido por W2F Publicidade

Alameda Santos, 200 – Cj. 11 CEP: 01419-000
São Paulo - SP – Brasil
Tels: (11) 3266-7611/3587-1331
fransystems@fransystems.com.br