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Como aumentar as vendas na crise? A pergunta do milhão...

Considerada pergunta-chave para o sucesso, ainda mais em uma época de incertezas econômicas, esta questão não é simples de ser respondida. Por envolver áreas, profissionais, produtos e serviços diferentes, não há receita pronta que aperfeiçoe todos os processos de uma organização do dia para a noite.

Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria de negócios e franquias, esclarece que “existem muitas ações que podem auxiliar o empreendedor a chegar a um diagnóstico mais preciso da real situação de sua empresa. Realizar um check-list de alguns processos, por exemplo, é uma das ações que pode auxiliar a companhia a melhorar alguns indicadores”

O consultor, que possui mais de 30 anos de experiência em empreendedorismo, pontua cinco dicas para enfrentar o período turbulento e potencializar a área comercial da empresa:

  • Conheça suas vantagens competitivas: estude muito seus produtos e conheça os detalhes dos concorrentes. Fortaleça mensagens em que o seu item é mais valioso que o da concorrência;
  • Compreender o perfil dos clientes: antes de qualquer ação, é importante conhecer detalhadamente o perfil de sua clientela. Verificar se o consumidor possui sua empresa como um ‘complemento’ ou ‘referência do setor’ é um primeiro passo. Ou seja, se o cliente adquire todos os produtos de seu mercado em sua loja/comércio ou se lembra de você apenas quando necessita de um complemento;
  • Reter clientes: muitas empresas pecam no serviço de pós-venda, que deve ser tão importante quanto à própria comercialização. Atenção e rapidez às possíveis assistências e/ou suportes criam no consumidor a imagem de empresa séria e comprometida e, com certeza, estarão na memória do cliente quando pensar em adquirir outro produto de seu nicho;
  • Estabeleça metas: em meio às tarefas do dia a dia, é natural que o empreendedor se disperse de certas ações e perca o foco. Por isso, estabelecer metas (alcançáveis) é estratégico para ampliar o faturamento;
  • Atendimento, recepção, aparência da equipe e fachada: estes podem ser considerados um dos itens mais importantes de uma empresa varejista. Muitas vezes, as organizações se esquecem de olhar para o próprio atendimento, e prejudicam todo um trabalho de planejamento. Contar com uma equipe vestida adequadamente ao setor que atua conta pontos e transmite seriedade ao consumidor final. A fachada da loja, assim como o atendimento telefônico, a presteza nas respostas e interação com o consumidor via e-mail e redes sociais, são outros itens vitais para fidelizar os clientes e transmitir a imagem que a empresa deseja.

*Batista Gigliotti é presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios. Coordenador de franquias do Núcleo de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CENN), Gigliotti é mestre em administração e também professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Anhembi-BSP, Senac, Belas Artes e BI International – www.fransystems.com.br

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