Português Soon! Pronto!

Demissões e as oportunidades com o primeiro negócio próprio

Alguns profissionais que fazem parte das estatísticas sobre a taxa de desemprego no Brasil, que, hoje, beira os 11%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), têm buscado no famoso jargão “novos desafios” a oportunidade para enfrentar o momento de incerteza econômica que atinge o Brasil.

Mesmo antes de perderem o emprego, muitos profissionais, na iminência de uma eventual saída da organização, já desenvolvem – ou colocam em prática – os planos para os projetos próprios para serem reintegrados ao mercado de trabalho e, com isso, começarem uma nova carreira, desta vez como empreendedores.

Na visão de Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios, e coordenador de franquias do Núcleo de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CENN), “com a retomada da confiança, o que se desenha no médio e longo prazo é uma possível estabilização do cenário político. Consequentemente, a área econômica tende a tomar o mesmo rumo e a tendência é que o dinheiro volte a circular”.

A atual queda do mercado, assim como acontece na área financeira, principalmente com as ações de companhias de capital aberto, faz com que as oportunidades fiquem visíveis para diferentes setores. “Investir na baixa e colher os frutos na alta é o lema de qualquer empresário que deseja prosperar. No entanto, tomar decisões assertivas, ainda mais em uma época de vacas magras, pode fazer a diferença entre o sucesso duradouro e o risco mal calculado”, pontua Gigliotti.

Reduzir custos, sem prejudicar a qualidade do serviço prestado, analisar quais as melhores alternativas antes de assinar qualquer financiamento, e, por fim, elaborar planejamento de curto, médio e longo prazo, pode facilitar – e muito - a busca por resultados. “Como implantar estes desafios, para que sejam alcançáveis, exige perspicácia e, muitas vezes, suporte externo”, finaliza o consultor.

 

*Batista Gigliotti é presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios. Coordenador de franquias do Núcleo de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CENN), Gigliotti é mestre em administração e também professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Anhembi-BSP, Senac, Belas Artes e BI International – www.fransystems.com.br

Desenvolvido por W2F Publicidade

Alameda Santos, 200 – Cj. 11 CEP: 01419-000
São Paulo - SP – Brasil
Tels: (11) 3266-7611/3587-1331
fransystems@fransystems.com.br