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Os melhores cursos para quem empreende ou deseja empreender.
ANÁLISE FINANCEIRA (4 hs)
A quem se destina: Empreendedores e gestores de pequenas e médias empresas e de organizações sem fins lucrativos.
Objetivos: De forma prática e didática, ao final do curso o participante entenderá quais são os principais indicadores para avaliar o desempenho financeiro da empresa. A partir deles, criar um processo de análise e de controle dos resultados. Serão efetuados exercícios e estudos de casos da própria plateia.
Conteúdo: Como iniciar um planejamento financeiro; cálculo dos indicadores; análise econômica e financeira; avaliação dos resultados; criação e controle de um plano de ação; impactos no valor da empresa; ferramentas de apoio.
CONTROLE GERENCIAL (8 hs)
A quem se destina: Empreendedores e gestores de pequenas e médias empresas e de organizações sem fins lucrativos.
Objetivos: De forma prática e didática, ao final do curso o participante entenderá quais são os principais indicadores para avaliar o desempenho gerencial da empresa, cobrindo todas as áreas da empresa. A partir deles, criar um processo de análise e de controle dos resultados. Serão efetuados exercícios e estudos de casos da própria plateia.
Conteúdo: O que é importante controlar; criação de indicadores operacionais; cálculo de produtividade, perdas, desperdícios e inadimplência; avaliação dos resultados; criação e controle de processos contínuos; ferramentas de apoio.
DICAS PARA ABRIR UM NEGÓCIO (2 hs)
A quem se destina: Futuros empreendedores e gestores de pequenas e médias empresas e de organizações sem fins lucrativos.
Objetivos: A palestra tem como objetivo mostrar como identificar oportunidades e alertar o participante das possibilidades e dos riscos oferecidas pelo mercado, mostrando também as formas de empreender. Além disso, apresentará as tendências em diversos setores e avaliar a importância do sócio.
Conteúdo: Como identificar oportunidades; riscos; formas de empreender; tendências; sociedade; ferramentas de avaliação.
EMPREENDEDORISMO (4 hs)
A quem se destina: Futuros empreendedores e gestores de pequenas e médias empresas e de organizações sem fins lucrativos.
Objetivos: Avaliar o perfil empreendedor; identificar a influência da economia na ação empreendedora; como gerir oportunidades e riscos; conhecer as formas de empreender; como avaliar a viabilidade de um projeto para a tomada de decisão; apresentar as tendências em diversos setores; conhecer as ferramentas de apoio; entender o processo até a abertura do negócio; entender o papel do sócio e como negociar a participação societária. Serão efetuados exercícios e estudos de casos da própria plateia.
Conteúdo: Perfil do empreendedor; conceituação do negócio; macro e micro economias aplicadas a uma análise empreendedora; como identificar oportunidades; análise de viabilidade econômica e financeira; sociedade; gestão de riscos; formas de empreender; tendências; cronograma de atividades; ferramentas de apoio ao processo.
FRANQUIAS (4 hs)
A quem se destina: Futuros empreendedores e futuros gestores de franquias.
Objetivos: Conhecer o conceito de franquia, com seus riscos, desafios e vantagens. Como avaliar as distintas oportunidades em franquias; entender a evolução do sistema de franquia; como avaliar a viabilidade de uma possibilidade; conhecer o processo de aquisição de franquia; conhecer o processo de franqueamento; apresentar as tendências em diversos setores; conhecer as ferramentas de apoio; entender o processo, incluindo o pós-abertura. Serão efetuados exercícios e estudos de casos da própria plateia.
Conteúdo: Conceito de franquia; aspectos jurídicos; dados e tendências do setor de franquias; adequação do perfil do empreendedor; conceituação do negócio; avaliação de uma oportunidade; processo de aquisição de uma franquia; processo de franqueamento; ferramentas de apoio ao processo; suporte e auditoria; ferramentas de transferência de conhecimento; identificação de riscos e de possibilidades.
GESTÃO COMERCIAL (8 hs)
A quem se destina: Empreendedores e gestores de pequenas e médias empresas e de organizações sem fins lucrativos.
Objetivos: De forma prática e didática, ao final do curso o participante entenderá quais são os principais indicadores para avaliar o desempenho comercial da empresa. A partir deles, criar um processo de análise e de controle dos resultados. Serão efetuados exercícios e estudos de casos da própria plateia.
Conteúdo: O que é importante controlar; criação de indicadores comerciais; cálculo de produtividade, perdas e inadimplência; avaliação dos resultados de vendas; onde estão as oportunidades ocultas; influência de agentes externos; o processo comercial; motivação; elaboração e acompanhamento de metas; o papel do líder; ética; criação e controle de processos contínuos; o papel do marketing; ferramentas de apoio.
NEGOCIAÇÃO (8 hs)
A quem se destina: Todos.
Objetivos: De forma prática e didática, ao final do curso o participante saberá como melhorar suas negociações no dia a dia. Também vai conhecer o processo de qualquer negociação e como pode ter melhores chances de êxito. Serão efetuados exercícios e estudos de casos da própria plateia.
Conteúdo: Conceitos básicos; perfil do negociador; processo de negociação; teorias de negociação; geração de valor através da negociação; superação de barreiras à negociação; estabelecendo metas; postura do negociador; aspectos éticos; ferramentas de apoio.
PLANO DE NEGÓCIOS (8 hs)
A quem se destina: Todos.
Objetivos: Ao final do curso o participante conhecerá qual o caminho para elaborar e avaliar um plano de negócio. O curso aborda o conceito e os aspectos da elaboração e utilização do Plano de Negócios como instrumental de gestão. O curso contemplará as etapas e processos de definição de premissas, estratégia e elaboração de cada tópico que deve fazer parte de um Plano de Negócios, apresentando diferentes modelos e objetivos como seus exemplos. Serão efetuados exercícios e estudos de casos da própria plateia.
Conteúdo: Conceitos básicos; a importância de um plano de negócio; itens que compõem um plano de negócio; a quem pode se destinar o plano; conceituação do negócio; planejamento estratégico; definição de produtos e de serviços; análise de mercado; plano de marketing; plano operacional; plano financeiro; descrição da empresa; participação societária e relacionamento entre sócios; implantação; controle; cenários e riscos; dicas para apresentação do plano de negócio; documentação; ferramentas de apoio.