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3 dicas para avaliar (corretamente) uma companhia

Independente de pensar em comercializar a empresa é natural que em algum momento o empreendedor decida avaliar quanto - de fato - vale o seu negócio. Seja uma micro, pequena ou média companhia, ter conhecimento sobre o valor de cada item pode fazer a diferença na hora de dar valores corretos a organização.


Entre as questões macroeconômicas, “podemos elencar aspectos importantes como o tamanho do mercado de atuação, a variação de crescimento dos últimos anos do setor, perspectiva em relação à economia e avaliação detalhada do bairro ou cidade que a empresa está instalada”, esclarece Batista Gigliotti, master franqueado para o Brasil da Sunbelt Business Brokers, a maior empresa de intermediação de negócios no mundo.


Já para questões microeconômicas, o especialista destaca quatro itens-chave que podem auxiliar (e muito) a verificar quanto vale o negócio:


 Tempo de atuação: há quanto tempo a empresa está em operação é um importante termômetro. Caso tenha superado o crítico período dos cinco primeiros anos, o valor de mercado da companhia pode crescer consideravelmente;
 Carteira de clientes e perfil de consumidor: manter um mailing atualizado dos clientes (separado por perfil, de preferência) é considerado um dos mais valiosos itens, já que o consumidor é sempre o item mais precioso de uma empresa. Ter esse diferencial, sem dúvida, potencializa o valor de mercado;
 Esqueça apenas o faturamento e o lucro: a dobradinha faturamento e lucro é utilizada com frequência, todavia, pode trazer alguns equívocos. Fluxo de caixa, projeção de futuro, por abordagem de ativos, contratos com fornecedores, entre outros itens também devem ser avaliados com atenção.

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