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O que avaliar na hora de vender a empresa?

Esta dúvida é pertinente para muitos empresários que decidem passar o bastão. Independente da área de atuação, seja uma micro, pequena, média ou grande empresa, é preciso se atentar a diversos aspectos antes de precificar o negócio. Entretanto, algumas vezes, essa questão só é lembrada pelo empreendedor após ‘fechar a negociação’ com quem adquiriu a organização, o que pode ser muito prejudicial para quem vende.
Reter informações, não valorizar quesitos importantes e planos estratégicos pode deixar o negócio ser bom apenas para o lado do comprador. No mundo empresarial, existem mais de 80 metodologias para avaliar uma empresa que esteja em operação. Fluxo de caixa, projeção de futuro, por abordagem de ativos, ou, então, de mercado, são apenas algumas das muitas formas que o empreendedor possui para verificar de forma correta o valor de sua companhia.
Antes de vender a empresa, é vital saber o valor de mercado que a companhia possui. Por meio de diversos aspectos, o empresário consegue identificar os pontos da organização que precisam receber investimentos e mais atenção. Assim sendo, pode ampliar o montante do negócio e agregar ainda mais à companhia.
Carteira de clientes, marca, contratos exclusivos, produtos diferenciados, ponto comercial – no caso do varejo – e outros diversos fatores não podem passar despercebidos pelo empresário que planeja vender sua empresa. Todavia, vale lembrar que cada um desses aspectos possui um valor diferenciado. Por isso, é preciso ficar atento para não se arrepender depois de assinar a primeira proposta de compra que aparecer.

*Batista Gigliotti possui mais de 30 anos de experiência em empreendedorismo e é também mestre em Administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Senac, Anhembi-BSP-Laureate, BI e Belas Artes.
 

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