Português Soon! Pronto!

Quanto vale uma franquia conceituada que já está em operação?

Quanto vale uma franquia conceituada que já está em operação?


A dobradinha faturamento e lucro, na grande maioria das vezes, não é estratégica para avaliar uma empresa, garante consultor
Abrir uma franquia é considerado uma opção segura para empreender. Pertencer a uma marca de uma rede conceituada no mercado e que esteja em operação há algum tempo, então, transmite ainda mais segurança para esta operação. Todavia, este benefício possui um atenuante, que é o investimento mais alto de mercado, afinal carteira de clientes, tempo de atuação, faturamento e lucro garantidos possuem um preço – e ele pode ser caro.
“Iludidos por balanços de faturamento, alguns empreendedores que optam por esta modalidade acabam investindo muito além do ideal para adquirir um negócio seguro. Mas, em algumas situações, comprometer o capital de giro e não se atentar a outros pontos pode ser crucial para a unidade perder a qualidade, e, consequentemente, o valor atual de mercado”, assegura Batista Gigliotti, master franqueado para o Brasil da Sunbelt Business Brokers, a maior empresa de intermediação de negócios do mundo.
Baseado por fórmulas instantâneas, alguns empreendedores ainda acreditam que basta multiplicar algum item estratégico da empresa, como faturamento ou lucro, para chegar ao seu valor de mercado, fato que Gigliotti alerta: “alguns levam em consideração apenas um item da companhia e se esquecem de avaliar a empresa como um todo. A consequência, muitas vezes, é uma das partes sair perdendo: o comprador ou o vendedor”.
Para realizar melhor a negociação, é vital que o empresário se atente a alguns itens até então desconhecidos de seu dia a dia. “Assim como cada empresa possui aspectos e produtos únicos, os critérios de avaliação não devem ser diferentes. Tempo de atuação, carteira de clientes ativos e inativos, valor da marca, contratos com fornecedores, entre outros diversos itens, precisam de avaliação detalhada”, explica o especialista, Batista Gigliotti.

Desenvolvido por W2F Publicidade

Alameda Santos, 200 – Cj. 11 CEP: 01419-000
São Paulo - SP – Brasil
Tels: (11) 3266-7611/3587-1331
fransystems@fransystems.com.br