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Afinal, quanto vale o seu negócio?

Afinal, quanto vale o seu negócio?


“Receber, de surpresa, uma proposta de compra, com certeza, não é a melhor forma de saber quanto a empresa vale”, destaca especialista


Alguns mitos rondam os empreendedores que planejam comercializarem suas empresas. Multiplicar o faturamento da companhia para chegar ao valor final da organização é um deles. Saber exatamente o que levar em conta e os números que devem ser calculados na hora de ‘passar o ponto’ pode valorizar (e muito) o negócio.
“Avaliar o crescimento médio do setor e o crescimento da empresa dos últimos anos é apenas uma das muitas formas que auxiliam o empresário a chegar perto do valor mais justo de mercado”, ressalta Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil, líder mundial em intermediação de compra e venda de empresas no mundo
O criador ou responsável pela empresa, naturalmente, terá um apego ainda maior por diversos quesitos da organização. No entanto, para Gigliotti "neste momento é vital que o empresário saiba separar o lado emocional do técnico, além de evitar a intuição na hora de atribuir valores, por mais experiente que seja”.
A preocupação em expandir a empresa ou mantê-la no mercado de forma competitiva impede muitas vezes o empreendedor de analisar o real valor de mercado da companhia. Por questão de tempo ou falta de conhecimento, alguns ainda arriscam e calculam o valor final da negociação com base em percepções de mercado. “Esta prática, infelizmente, é comum em alguns nichos do mercado, como o comércio”, destaca o especialista.
Mais de 80 metodologias podem auxiliar o empreendedor
Valor de marca, tempo de atuação, contratos, produtos ou serviços diferenciados, além da carteira de clientes e ponto comercial são os itens mais básicos de qualquer negócio. “No mercado, há mais de 80 metodologias que auxiliam os empreendedores a descobrir o valor do negócio. Por isso, contar com profissionais especializados facilita a negociação e é atrativo para os dois lados (comprador e vendedor)”, conclui Gigliotti.

*Batista Gigliotti possui mais de 30 anos de experiência em empreendedorismo e é também mestre em Administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Senac, Anhembi-BSP-Laureate, BI e Belas Artes.
 

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