Português Soon! Pronto!

Como avaliar o trabalho de uma consultoria?

Batista Gigliotti

O crescimento do empreendedorismo e o atrativo mercado de diversos setores da economia levam empreendedores, em algum momento, a recorrer a orientações para aprimorar métodos, serviços e/ou produtos. No entanto, como, então, saber se a consultoria possui mesmo as verdadeiras respostas e conhecimentos em um cenário que, até então, o empresário conhece muito pouco?

O primeiro passo para o empreendedor conhecer (e avaliar) o trabalho de uma consultoria é verificar o grau de atenção e agilidade da empresa que será contratada. Checar o conhecimento sobre o setor de atuação e os detalhes sobre o produto ou serviço que comercializa é outro detalhe muito importante. Essa ação do empresário mostra ao consultor que o mesmo não está perdido em seu próprio negócio, mas necessita apenas de uma orientação em relação a novos mercados ou serviços.

Uma empresa especializada deve ir muito além do apoio estratégico e operacional. Hoje, para se destacar e realizar um verdadeiro diagnóstico é preciso entrar no negócio do cliente a fundo, conhecer cada detalhe realizando uma verdadeira imersão.

Redesenhar processos e gerir mudanças é um dos segredos para potencializar ações e aprimorar métodos, tanto de produção quanto de resultados. Quando se contrata uma consultoria para buscar conhecimento e orientação, espera-se, no mínimo, que a empresa contratada contribua para o desenvolvimento da organização no médio e longo prazo também.

Outra questão importante para se observar é verificar a disposição do consultor em compartilhar informações que possam ser úteis ao empreendedor. Trabalhar a quatro mãos pode fazer a diferença para o empresário adquirir o conhecimento com a segurança de um profissional especializado ao lado.

Buscar referências e verificar a carteira de clientes atendidos pela empresa contratada, bem como sua expertise com diferentes nichos da economia, pode auxiliar o empreendedor a evitar investimentos desnecessários, e, pior ainda, que demorem a trazer frutos para o futuro.

 

*Batista Gigliotti é presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios. Mestre em administração, Gigliotti é também professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Anhembi-BSP, Senac, Belas Artes e BI International – www.fransystems.com.br

Desenvolvido por W2F Publicidade

Alameda Santos, 200 – Cj. 11 CEP: 01419-000
São Paulo - SP – Brasil
Tels: (11) 3266-7611/3587-1331
fransystems@fransystems.com.br