Três dicas para ampliar a prospecção de clientes da empresa
Três dicas para ampliar a prospecção de clientes da empresa
Em qualquer período, seja em um ano de incerteza econômica ou não, ampliar a carteira de clientes é vital para o crescimento sustentável de qualquer companhia, independente do mercado em que atua. Todavia, em período de crises, ser assertivo nessa estratégia pode fazer a diferença para enfrentar e vencer os atuais desafios.
Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios, e coordenador de franquias do Núcleo de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CENN), elenca três dicas que podem auxiliar – e muito – a aproximar a companhia de seu principal patrimônio: os clientes.
- A importância de criar, manter e utilizar o mailing: embora seja uma solução considerada, por alguns, simples, muitas empresas que possuem rica base de dados de seus clientes, não utilizam a ferramenta de forma eficaz. E-mail marketing, newsletter com conteúdos sobre a marca e produtos, além de promoções são algumas das opções que as organizações podem utilizar;
- Campanhas promocionais: realizar ações para baixar estoque e liquidar produtos que estejam ‘estacionados na prateleira’ pode ser vantajoso para melhorar o caixa e renovar o portfólio da marca. Algumas empresas se esquecem que ‘mercadoria parada é dinheiro parado’ e perdem oportunidades de potencializar o negócio;
- Saia da caixa: alguns segmentos podem se dar o luxo de prospectar clientes em outros lugares, fora do ponto de venda. Visitar feiras, exposições e eventos que o futuro prospect pode estar é uma dica muito valiosa – e utilizada com eficácia por poucos empreendedores.
*Batista Gigliotti é presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios. Coordenador de franquias do Núcleo de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CENN), Gigliotti é mestre em administração e também professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Anhembi-BSP, Senac, Belas Artes e BI International – www.fransystems.com.br